O Projeto Banana-Terra é uma parceria entre os escritórios brasileiros da Anistia Internacional e do Greenpeace.

Entre junho de 2018 e agosto de 2019, trabalhamos com 82 jovens ativistas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que desenvolvem ativismo e projetos de mobilização na defesa e promoção do  meio ambiente e dos direitos humanos. 

O objetivo era que essas e esses jovens ativistas compartilhassem o conhecimento e desenvolvessem projetos, alcançando, assim, outras e outros 1000 jovens. Porém, o resultado foi muito maior do que isso: até agora foram impactadas mais de 13 mil pessoas e desenvolvidas 80 atividades!

Para chegar a esses resultados, realizamos três oficinas gratuitas de aceleração de ativismo e mobilização, sempre utilizando uma metodologia participativa para educação em direitos humanos, em que todas as pessoas envolvidas ensinavam e aprendiam, de forma horizontal.

Para participar, as e os jovens precisavam ter entre 18 e 29 anos e morarem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Antes de tudo, preenchiam um formulário no site do Banana-Terra, dizendo se já desenvolviam ou não projetos nas áreas de direitos humanos ou de meio ambiente em suas comunidades, contando mais sobre suas vidas, planos futuros, como fariam para transmitir às outras pessoas o que aprendessem na nossa oficina, caso fossem selecionadas(os), entre outras questões. Buscávamos jovens que se identificassem com a luta por direitos e que gostariam de fazer mais pelas suas comunidades e regiões. Nós analisamos as respostas e selecionamos em torno de 30 para cada edição. Ao todo, recebemos 1.645 inscrições.

bananaterra_site_o-projeto_foto

1.645 JOVENS INSCRITOS
82 PARTICIPANTES NAS OFICINAS
22 PROJETOS DESENVOLVIDOS
80 ATIVIDADES REALIZADAS
2.288 PESSOAS IMPACTADAS EM ATIVIDADES PRESENCIAIS
11.547 PESSOAS IMPACTADAS EM ATIVIDADES DIGITAIS

As oficinas  foram realizadas em três regiões do país: a do Norte aconteceu na cidade de Belém (PA), em julho de 2018; a do Nordeste,  em São Luís (MA), em setembro de 2018 e a edição Centro-Oeste foi realizada na cidade de Dourados (MS), em fevereiro de 2019. Com duração  de dois a três dias, esse espaço permitiu que as e os jovens se conectassem, trocassem informações sobre como criar projetos, como estimular pessoas a defenderem mudanças, como fazer tudo isso com segurança e que conhecessem ativistas mais experientes etc.

Depois das oficinas, as e os participantes entraram em uma jornada de ativismo que durou 6 meses para cada uma das edições. Nessa jornada, cumpriram várias missões, criando projetos, promovendo atividades, conectando-se com mais ativistas, compartilhando conhecimento etc. Para que essas iniciativas atingissem o máximo de seu potencial, disponibilizamos um fundo de R$ 5 mil para as mais inovadoras e outro de R$ 750 para as que tinham o objetivo de compartilhar com outras pessoas o conhecimento adquirido nas oficinas. Porém, nenhuma das iniciativas usou todo o recurso, o que mostra a criatividade, inovação e eficácia delas. Assim, essas e esses jovens já impactaram mais de 13 mil pessoas com os seus trabalhos e com o apoio do Projeto Banana-Terra.

 

Agora é a sua vez! Estamos disponibilizando gratuitamente o manual Semeando o Poder: Um Guia Para Mudar o Mundo, que contém todo o conteúdo que oferecemos durante nossas oficinas. Nele, apresentamos alguns passos e ferramentas para ajudar qualquer pessoa interessada em criar, planejar e colocar em prática projetos que promovam as mudanças positivas que ela deseja para sua comunidade.

MENU